Possuir uma casa inteligente deixou de ser uma possibilidade futura encontrada nos filmes de ficção científica, passando a fazer parte do cotidiano de milhões de pessoas em todo o mundo.
Além dos sistemas de segurança que monitoram a movimentação de pessoas, outras funcionalidades fazem parte do conforto e praticidade de muitas residências e empresas.
A IoT, Internet of Things, que traduzido significa internet das coisas, é a tecnologia utilizada nessa solução, que pode ser aplicada em qualquer local que possua acesso à rede mundial de computadores.
Por meio dela, é possível controlar equipamentos, portas, janelas e dispositivos de forma remota e programar ações automatizadas.
Neste post apresentamos a casa inteligente e como funciona esse sistema. Continue lendo e saiba mais a respeito!
O que é uma casa inteligente?
Casa inteligente é o nome adotado para todo imóvel que possua processos automatizados e controlados de forma remota que realize ações sem a intervenção direta de pessoas.
Essas possibilidades estão disponíveis em:
- indústrias,
- lojas,
- condomínios,
- escritórios,
- instituições,
- residências.
Como já mencionado, através da internet é possível ligar, desligar, programar ações, cancelar operações e controlar tudo o que se passa em determinado ambiente.
Essa realidade possibilita que uma pessoa em Manaus, por meio do seu smartphone, desligue o sistema de climatização de um ambiente em Porto Alegre.
Como ela funciona?
O funcionamento dessa tecnologia se dá a partir de sistemas e aplicativos que acessam pela internet os mais variados dispositivos em uma residência, emitindo comandos para ações a serem realizadas.
Um excelente exemplo são os sistemas de segurança e monitoramento de imóveis, nos quais diversos equipamentos são utilizados e agem de acordo com a movimentação e situações ocorridas em determinado ambiente, por exemplo:
- disparo de alarmes,
- filmagens,
- acendimento de luzes,
- travamento de portas, portões e janelas.
Toda essa tecnologia impede que criminosos invadam os locais sem serem percebidos, diminuindo significativamente os problemas com furtos, assaltos e sequestros.
O sistema de segurança, além de chamar a atenção da vizinhança e daqueles que estão próximos ao imóvel, pode também emitir um pedido de socorro para a central de monitoramento e enviar mensagens para as pessoas cadastradas.
Todo o processo ocorre online, possibilitando as mais diversas atividades de forma automática e transformando a sua habitação em uma casa inteligente.
Quais ambientes suportam esse sistema?
Qualquer ambiente que tenha acesso à internet está passível de utilizar esse sistema.
Através dessa tecnologia, você consegue monitorar e comandar de forma automática os serviços de:
- iluminação,
- irrigação,
- climatização,
- acionamento de TV, freezers e sistemas de hidromassagem,
- abertura e fechamento de portões, portas e janelas,
- segurança.
Todas essas possibilidades aumentam a proteção física do seu lar e oportunizam conforto e praticidade às pessoas que utilizam esses espaços.
Isso permite que sua casa inteligente desenvolva controles e ações desde a chegada de um visitante na porta do seu imóvel, o monitoramento de todo o terreno e edificação, além das facilidades e automação de processos no seu interior.
Além disso, possibilita que você ligue a TV, ar-condicionado e outros equipamentos antes mesmo de chegar lá. Todo o processo realizado pelo seu smartphone a partir de qualquer lugar do mundo.
Agora que você já conhece mais a respeito da casa inteligente, continue conosco e leia nosso post que mostra como evitar intrusões em seu lar!