O que é controle de acesso e como ele funciona?

O que é controle de acesso e como ele funciona?

Muita gente não sabe exatamente o que é controle de acesso e qual a sua importância nas empresas, escritórios e condomínios.

Além de registrar e controlar a entrada e saída de pessoas de um determinado local, esse processo evita uma série de problemas envolvendo a área de segurança.

É importante lembrar que os criminosos observam e agem nos locais onde as oportunidades estejam presentes e os riscos sejam os menores possíveis.

Responder o que é controle de acesso envolve conhecer tecnologias, métodos e práticas que organizam a recepção e garantem a segurança dos ambientes.

Neste post apresentamos detalhes e o funcionamento desse sistema, além da sua importância como instrumento para a segurança de moradores e frequentadores desses estabelecimentos. Continue lendo e saiba mais a respeito!

O que é controle de acesso?

Afinal, o que é controle de acesso? É um sistema que consiste na integração de ferramentas e recursos que registrem a movimentação de pessoas em um estabelecimento, bem como garanta a proteção do ambiente, utilizando:

  • equipamentos para validação e liberação de entrada e saída,
  • identificação das pessoas que visitam o local,
  • sistemas para registro das movimentações,
  • métodos de bloqueio para atividades suspeitas.

Todos esses controles podem ser realizados através de profissionais capacitados que solicitam a identificação e os objetivos de alguma visita ou através de portarias remotas que monitoram os ambientes durante as 24 horas do dia.

Como o controle de acesso funciona?

O controle de acesso se dá de duas maneiras, conforme já mencionado anteriormente.

A primeira consiste na contratação de colaboradores que abordam aqueles que se aproximam, solicitando a identificação e objetivo da visita, além da liberação de acesso após a confirmação por parte da pessoa que aguarda o visitante.

No segundo caso, a portaria é remota, ou seja, os recepcionistas fazem o atendimento a partir de uma central localizada em outro ambiente físico, onde além das atividades comuns à recepção, existe também o monitoramento do ambiente.

O visitante faz o contato por meio de equipamentos de comunicação, identificando-se e aguardando a confirmação da sua entrada, quando então é liberada a porta e permitido o seu acesso.

Todo o processo é apoiado por câmeras de segurança e sistemas que registram as atividades do ambiente, além do monitoramento constante dos diversos espaços do edifício.

Quais são as vantagens do controle de acesso?

Sabendo o que é controle de acesso, é hora de conhecer as suas vantagens.

A primeira está em evitar que pessoas não autorizadas circulem pelos corredores e ambientes de um condomínio, seja ele, comercial ou residencial.

Além disso, possibilita que sejam registradas todas as movimentações de uma portaria, uma vez que se solicita a apresentação de um documento, guardando um histórico por meio de registros, fotos e vídeos das entradas e saídas do local.

Isso evita a presença de indivíduos que tenham intenções criminosas, pois registra formalmente as visitas, podendo servir como prova e na localização dos responsáveis por delitos no edifício.

Como resultado, diminuem-se substancialmente os problemas com furtos, roubos e outras práticas criminosas.

Esse processo deixou, já faz algum tempo, de ser apenas uma forma organizada para o monitoramento de visitas e passou a ser indispensável nos lugares que queiram evitar transtornos e experiências desagradáveis.

Agora que você já sabe o que é controle de acesso, o seu funcionamento e as vantagens em implantá-lo em seu prédio, continue conosco e conheça 4 dicas de segurança empresarial que você precisa adotar em seu estabelecimento!