controle de acesso

Controle de acesso: mais segurança para o seu negócio!

Ter um controle de acesso eficiente na sua empresa é de suma importância para garantir a segurança e integridade física e moral de seus colaboradores e clientes.

É uma forma também de prevenir possíveis roubos ou furtos de seus bens materiais, já que você terá controle a respeito do acesso de todo mundo que esteve em seu ambiente.

Vale lembrar ainda que, a partir do controle de acesso, é necessário aviso antecipado para que qualquer um entre na sua empresa.

Quer saber mais sobre como ele funciona? Então confira esse post que preparamos especialmente para você!

O que é controle de acesso?

Controle de acesso, como o próprio nome indica, é uma forma de controlar o acesso de toda e qualquer pessoa a determinado espaço.

No caso das empresas, esse controle serve para garantir a segurança dos colaboradores e dos bens materiais.

É uma forma de impedir que pessoas não autorizadas entrem no local, colocando em risco a integridade física e psicológica dos ali presentes.

Como ele funciona?

Basicamente, existem três formas de realizar esse controle: 

  • de forma física, 
  • de forma virtual,
  • unindo as duas anteriores.

Vamos mostrar cada uma delas:

Controle de acesso físico

O controle de acesso físico acontece quando um profissional capacitado está presente no ambiente a ser resguardado.

Pode ser na entrada de um condomínio, de um prédio, um escritório ou, até mesmo, uma sala comercial.

Esse profissional faz o reconhecimento de quem deseja entrar e valida com as informações passadas pelo proprietário da empresa, ou pelos colaboradores, se ele tem liberação de acesso ou não.

Controle de acesso remoto

O remoto, também conhecido como virtual, não exige a presença física de uma pessoa. 

Ele é acompanhado remotamente por uma equipe.

Ele pode ser realizado por meio de:

  • cartão magnético,
  • pin,
  • senha de acesso,
  • biometria,
  • reconhecimento facial,
  • reconhecimento de voz,
  • entre outros.

Essa forma de acesso é considerada mais segura do que o controle físico por muitas pessoas, já que não tem a possibilidade de meliantes renderem quem controla o acesso e forçar a entrada.

Físico e remoto

O controle de acesso físico e remoto reúne o melhor das duas soluções.

Uma forma de realizar esse controle conjuntamente é distribuir chaves de acesso para os colaboradores e deixar que os visitantes e fornecedores sejam identificados e anunciados por um profissional treinado.

Essa opção é muito utilizada em prédios comerciais onde existem os recepcionistas e a portaria remota em conjunto, onde as catracas são equipadas com tecnologia para os condôminos terem livre acesso a qualquer momento e, em contrapartida, são liberadas remotamente em casos de visitas ou outros acessos.

Por que investir em segurança empresarial?

Investir em segurança empresarial é de suma importância para manter a integridade não só dos bens materiais, mas também a segurança dos colaboradores, proporcionando maior tranquilidade e bem-estar.

Ajuda também o gestor a ter maior controle de quem acessa a empresa, permitindo melhor gerenciamento do ponto e horas extras, por exemplo.

Você sabia que o ambiente de trabalho afeta diretamente a produtividade dos colaboradores?

Investir em tecnologia de ponta para proporcionar um ambiente seguro e saudável é essencial para que os colaboradores possam focar na produção de suas tarefas sem outras preocupações.

Quer garantir melhor controle de acesso para o seu negócio? Conte com uma empresa especializada e com uma equipe treinada para atender seu negócio quando precisar! Conheça os serviços da Easyseg agora mesmo!