serviços prediais

Qual é a importância dos serviços prediais?

Assim como casas, hospitais, escolas e qualquer outro tipo de imóvel, prédios também necessitam de manutenção e serviços prediais para se manter seguros e com conforto para os moradores e colaboradores, mesmo depois de anos de construção.

No entanto, apesar de parecer um mero detalhe para algumas pessoas, os serviços prediais não são apenas pequenos reparos em paredes e elevadores, por exemplo. 

As manutenções são responsáveis por prevenir até mesmo incêndios e acidentes, sendo essencial para qualquer tipo de edificação, seja residencial, de empresas ou comerciais.

Por isso, é essencial compreender o que faz parte dos serviços prediais de manutenção. Continue lendo nosso post e confira quais são eles. 

Como funcionam os serviços prediais?

Os serviços prediais de manutenção são obrigatórios no planejamento dos condomínios, realizados pelos gestores e administradores do local.

Inclusive, a norma da ABNT NBR 5674/1999 obriga os responsáveis pelo empreendimento a serem encarregados pela manutenção e planejamento da mesma.

Formados por uma lista de inspeções para avaliar se todos os setores do prédio estão de acordo com a normalidade, esses serviços devem estar no cronograma de administração do condomínio obrigatoriamente.

Eles funcionam de modo a garantir a salubridade e manutenção predial e suas estruturas, e deve ser feito com determinada frequência e por pessoas certificadas e especialistas.

Quais são os principais serviços prediais?

Como é de se imaginar, um prédio demanda diversos serviços de manutenção, que são divididos em 3 tipos, especificamente. Veja quais são e entenda o que acontece em cada uma delas.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é um dos serviços prediais mais importantes, pois como seu próprio nome indica, trata-se de atividades de prevenção de problemas em todas as áreas, como de estrutura, fios, encanamento, dentre outros.

Deve ser feita desde os primeiros anos após a construção do edifício para que futuramente o mesmo não apresente problemas.

Em qualquer tipo de construção, o ideal é trabalhar de forma a impedir que problemas aconteçam, como quedas, acidentes, incêndios, curtos e até mesmo infestação de pragas.

Nesse tipo de serviço, profissionais de diferentes áreas são contratados para avaliar o funcionamento do prédio em geral, onde no final eles assinam um documento que comprova o bom funcionamento do recinto.

Manutenção corretiva

Mesmo que com uma boa manutenção preventiva, imprevistos podem acontecer, sejam vazamentos, queda de disjuntores, dentre outros problemas do cotidiano de prédios.

Isso envolve reparar os danos encontrados, geralmente por moradores que acionam a administração para ter sua questão resolvida.

Assim como no outro tipo de manutenção, o ideal é que especialistas a realizem, tanto para consertar, como entender a raiz da necessidade do reparo.

Muitas vezes, uma simples queda de disjuntor pode indicar superaquecimento da fiação, que pode dar início a curtos e incêndios.

Manutenção preditiva

Apesar de ter a mesma intenção da manutenção preventiva, que é evitar problemas, a preditiva funciona de maneira diferente.

Ao passo que a preventiva trabalha com determinada periodicidade, em que técnicos e engenheiros visitam e avaliam o local com data e hora marcadas, a preditiva começa antes disso, já que avalia todos os aspectos do prédio, de modo a compreender quais locais podem sofrer anomalias mais facilmente, prestando atenção nessa questão.

Ambos os serviços prediais podem funcionar em conjunto, já que os responsáveis pela preditiva podem informar aos especialistas que fazem as averiguações periódicas para prestarem atenção em determinados fatores.

Quais as vantagens de terceirizar essa demanda?

Apesar de muito importante, trabalhar administrando esses 3 tipos de serviços prediais é custoso e demanda tempo dos gestores, que já possuem outras preocupações com a administração do prédio.

Por isso, muitos condomínios estão optando por terceirizar essa demanda, o que facilita processos e impede que as datas de manutenção preventiva sejam esquecidas, por exemplo.

A principal vantagem de serviços prediais terceirizados é de contar com uma empresa especialista nisso para manter o prédio protegido e com a manutenção em dia, bem como manter essa responsabilidade com quem entende do assunto.

Além disso, não será preciso contratar especialistas, avaliar seu desempenho ou se atentar se o trabalho está sendo feito, pois, a companhia terceirizada é responsável pela gestão de pessoas e equipe.

Reduzindo custos, tempo, erros e preocupações, a terceirização de serviços prediais é uma verdadeira tendência.

Agora que você já conhece a importância dos serviços prediais e da manutenção preventiva, corretiva e preditiva, aproveite para visitar o site da Easyseg, empresa especializada em prestar serviços para prédios e condomínios.