Vantagens e desvantagens do rastreamento veicular

Vantagens e desvantagens do rastreamento veicular

Você realmente conhece as vantagens e desvantagens do rastreamento veicular?

Apesar da quarentena causada pela Covid-19 e a consequente queda da circulação de carros nas ruas, o índice de roubo e furto de automóveis subiu em 14,5% no Brasil.

Contar com opções que possam auxiliar em casos de sinistro é essencial para garantir que você não saia no prejuízo.

Pensando nisso, no post de hoje trouxemos as principais vantagens e desvantagens do rastreamento veicular para que você entenda melhor como funciona esse serviço.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

Afinal, o que é o rastreador veicular?

De forma resumida, o rastreador veicular é um dispositivo eletrônico instalado estrategicamente no carro que mostra em tempo real a sua posição.

Existem diversos sensores de localização conectados ao aparelho que enviam sinais para uma central.

Tanto o proprietário do veículo quanto a companhia de seguros (caso tenha uma contratada) podem acessar esses dados, facilitando a busca.

Para garantir a eficiência no momento do rastreamento, diferentes tipos de sistemas podem ser utilizados, como GPS, radiofrequência e Serviços Gerais de Pacote por Rádio (GPRS).

Quais são as vantagens e desvantagens do rastreamento veicular?

Embora ninguém imagine que um dia vá passar por essa situação, é necessário se precaver.

Por isso, reunimos abaixo as principais vantagens e desvantagens do rastreamento veicular. 

Vantagens

Uma das vantagens mais procuradas pelos proprietários de automóveis é a redução no valor da contratação do seguro. Esse valor pode reduzir, em média, até 30%.

Isso acontece pelo fato de que se o carro for roubado ou furtado, a chance de encontrá-lo é bem maior, ou seja, a seguradora não teria que arcar com os custos.

Alguns rastreadores possuem a opção do bloqueio a distância do automóvel. Basta entrar em contato com a central de monitoramento.

A maioria das empresas possui assistência 24 horas.

Não há análise de perfil. Ou seja, não importa quem esteja dirigindo, o valor não mudará.

O aparelho é ótimo também para veículos comerciais, pois permite que a frota seja sempre monitorada.

Desvantagens

O sinal dos rastreadores funciona de forma parecida com um celular, então pode ser que algum ponto fique sem cobertura.

Contudo, ainda assim é possível saber a região em que o veículo se encontra, pois, o dispositivo mostra o percurso feito.

Embora mostre a localização e aumente consideravelmente a chance de reaver o veículo, o localizador não garante essa recuperação. Portanto, o ideal é contar também com uma seguradora.

Como contratar o serviço de rastreamento veicular?

Sabendo das principais vantagens e desvantagens do rastreamento veicular, você decidiu que é a melhor opção para você, mas ainda não sabe como fazer? 

O primeiro passo é entrar em contato com uma empresa especializada e ver os benefícios que ela oferece e qual mais se adequa às suas necessidades.

Avalie os recursos disponíveis e tire todas as dúvidas que possam surgir. É necessário que você se sinta seguro na hora de contratar esse serviço e que escolha muito bem a companhia.

Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato agora mesmo com a Easyseg. Temos um time completo de profissionais prontos para tirar todas suas dúvidas.