O condomínio empresarial tem características diferentes dos residenciais, pois grande parte deles apresentam fragilidades, facilitando a ação criminosa.
Muitas invasões ocorrem no período noturno, quando o local está sem atividades, no entanto, outro fato que encoraja a prática de roubos e furtos está no fato de que durante o expediente o fluxo de pessoas é bastante grande, possibilitando o acesso sem grandes dificuldades.
Diante dessa realidade, a segurança desses locais precisa ser reforçada, pois qualquer falha ou oportunidade está sendo observada pelos criminosos, que estão atentos a:
- comportamentos,
- fragilidades,
- oportunidades,
- falhas nos sistemas.
Neste post apresentamos dicas para reforçar a segurança do condomínio empresarial. Continue conosco e saiba mais sobre o assunto!
5 dicas para reforçar a segurança do condomínio empresarial
Para evitar os problemas comumente encontrados nesses locais, é possível reforçar a segurança do seu condomínio empresarial e evitar transtornos e aborrecimentos.
Para isso, ações devem ser tomadas para a implantação de:
Segurança eletrônica
A tecnologia disponível através de dispositivos de segurança eletrônica possibilita a proteção dos ambientes através de:
- câmeras 24 horas,
- travamento de portas, portões e janelas,
- sensores de presença e tráfego,
- sensores para objetos metálicos.
- Estabelecimento de normas
O estabelecimento de regras é fundamental em um condomínio empresarial, pois possibilita que normas sejam implementadas com o aval da legislação e organizando as atividades, tais como:
- definição de horários para mudanças e obras,
- regras de utilização das áreas comuns,
- regras de utilização das garagens,
- proibição de vendedores ambulantes.
- Equipe de segurança
- Uma equipe especializada em segurança é fundamental para o ambiente, pois nos casos de problemas, esses profissionais sabem exatamente como agir, protegendo as pessoas e impedindo a ação dos criminosos.
Isso não significa necessariamente que investimentos em contratação de colaboradores presenciais sejam necessários, uma vez que com as tecnologias disponíveis é possível o monitoramento remoto em tempo real durante as 24 horas do dia.
Os profissionais que atuam remotamente, quando detectam problemas, acionam uma equipe especializada que se desloca ao local e passam as informações às autoridades policiais para a resolução da situação.
Alarmes
A instalação de alarmes, preferencialmente ligados a uma central de controle, é uma das melhores ferramentas para a segurança de um condomínio empresarial.
Através de sensores e integrado ao sistema de câmeras, os alarmes podem provocar o acendimento das luzes e disparar campainhas assustando os invasores e denunciando a presença dos mesmos à central de monitoramento e polícia.
Controle de acesso
Por fim, um grande aliado da segurança está na obrigatoriedade dos visitantes se apresentarem a uma portaria, onde devem comprovar através de documento a sua identidade.
A liberação da entrada só deve acontecer a partir da confirmação e autorização por parte da pessoa ou empresa a ser visitada.
Esse controle pode ser realizado através de uma equipe presencial ou via portaria virtual, ou seja, através de interfone, câmeras e portas eletrônicas que só são acionadas após os procedimentos citados anteriormente.
Diante das possibilidades existentes, é possível atualmente proteger e reforçar a segurança do condomínio empresarial sem necessitar da contratação de toda uma estrutura presencial de profissionais capacitados.
Todos os processos podem ser desenvolvidos através de portarias remota e equipamentos que possibilitem a interação com os visitantes, sem prejuízo ao atendimento, bem como em providências imediatas para garantir a tranquilidade do ambiente.
Se o seu condomínio empresarial ainda possui dúvidas sobre o assunto, contate a Easyseg, uma empresa especializada na área que conhece detalhadamente como integrar tecnologia e segurança, possibilitando a seus clientes serviços de qualidade!